Promotor
Município de Vila Nova de Famalicão
Breve Introdução
"MÚSICA E CINEMA"
Música
17 de fevereiro, sábado, 21:30
Grande Auditório
Entrada: 10 euros / Estudantes e Cartão Quadrilátero Cultural: 5 euros
M/6 anos
Duração: 75 minutos
BANDA SINFÓNICA PORTUGUESA
Direção Musical - Johan de Meij
Saxofone - Henk van Twillert
PROGRAMA
Star Wars Saga - John Williams
Out of Africa - John Barry
Via Claudia - Johan de Meij (uma viagem imaginária através dos Alpes com Alphorn solo)
Fellini - Johan de Meij (homenagem a Federico Fellini com circus band)
Sinopse
Com sede na cidade do Porto, a Banda Sinfónica Portuguesa teve o seu concerto de apresentação no dia 1 Janeiro de 2005 no Rivoli, Teatro Municipal do Porto onde também gravou o seu primeiro CD, tendo entretanto recebido um importante apoio por parte da Culturporto e mais tarde da PortoLazer na divulgação e expansão do seu projeto. Em Abril de 2010, lançou o seu álbum "A Portuguesa" com obras exclusivamente de compositores portugueses, num concerto realizado no auditório da Faculdade de Engenharia do Porto. Tem vindo a gravar regularmente outros trabalhos, nomeadamente "Traveler" (2011), "Hamlet" (2012) "Oásis" (2013), "Grand Concerto pour Orchestre dHarmonie" (2014), "Sinfónico com Quinta do Bill" (2015), "Trilogia Romana" (2015), "Porto" (2016) estando em fase final de edição o gravado em 2017 um novo trabalho exclusivamente dedicado a música de cinema.
A partir de Janeiro de 2007, a BSP é convidada pela Fundação Casa da Música a apresentar-se regularmente na Sala Guilhermina Suggia, onde tem vindo a interpretar regularmente um conjunto de obras originais de compositores portugueses e estrangeiros, sendo responsável pela execução em primeira audição de mais 30 obras.
A BSP possibilitou, na maioria dos seus concertos, a apresentação de talentosos solistas nacionais e internacionais, sendo de destacar alguns como Pedro Burmester, Sérgio Carolino, Mário Laginha, Elisabete Matos, Jean-Yves Fourmeau, Vicente Alberola, Pierre Dutôt, Vincent David, Vicente Alberola, Horácio Ferreira, etc. Algumas apresentações contaram ainda com a participação de vários coros do grande Porto bem como grupos como a Vozes da Rádio, Quinta do Bill, Quarteto Vintage, European Tuba Trio etc.
A BSP obteve em Abril de 2008 o 1º prémio no II Concurso Internacional de Bandas de La Sénia na Catalunha (Espanha) na 1ª secção e igualmente o 1º prémio na categoria superior (Concert Division) do 60º aniversário do World Music Contest em kerkrade na Holanda em Outubro de 2011, com a mais alta classificação alguma vez atribuída em todas as edições deste concurso que é considerado o "campeonato do mundo de bandas".
Em Março de 2014, a BSP realizou a sua primeira tournée intercontinental pela China, realizando 5 concertos nas cidades de Hangzhou, Jiangyin, Shaoxing, Ningbo e Jiaxing. Participou em Julho de 2017 na qualidade de orquestra de referência no panorama internacional, no 18º Festival do World Music Contest em Kerkrade e na 17ª Conferência Mundial da World Association for Symphonic Bands and Ensembles em Utrecht.
A Banda Sinfónica Portuguesa é uma Associação cultural, sem fins lucrativos, apoiada pela Direcção Geral das Artes.
A direção artística está a cargo do Maestro Francisco Ferreira.