A BOL usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de cookies. SaberMais/ Fechar
Distrito Sala
Detalhe Evento
Close-Up | DOC4KIDS

Close-Up | DOC4KIDS

Teatro & Arte | Documentário

Casa das Artes Famalicão

Grande Auditório
Classificação Etária
Maiores de 6 anos
Bilhete Pago
A partir dos 3 anos
2018
mar
06

Sessão

06 mar 2018 15:00
Dias
Hrs
Min
Seg

Duração

57 minutos

Abertura Portas

14:40

Intervalo

Sem Intervalo.

Promotor

Município de Vila Nova de Famalicão

Breve Introdução

Close-Up - Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão
Episódio 2.2 - 6 e 10 de março

DOC4KIDS
6 de março, terça-feira, 15:00
Grande Auditório
Entrada: 2 euros / Cartão Quadrilátero Cultural: 1 euro
Entrada livre: Estudantes, Seniores, Associados de Cineclubes
M/6 anos
Duração: 57 minutos


DOC4KIDS de Projeto Educativo da Apordoc
Cinema para as escolas

O Projeto Educativo da Apordoc (Associação pelo Documentário, www.apordoc.org) nasce da convicção de que o cinema documental é, enquanto forma de arte, uma expressão humana com potencial transformador dos cidadãos no sentido de uma cidadania mais crítica, informada, aberta e respeitadora da diferença, visando a construção de uma sociedade mais completa, justa, tolerante e, portanto, mais forte. Em 2018, explorará a relação dos povos indígenas do Brasil com o cinema, arma essencial para o fortalecimento das suas identidades e os seus patrimónios territoriais e culturais, tal como foi experienciado pelo projeto Vídeo nas Aldeias.

Este ano, centramo-nos nas lutas dos povos indígenas para fortalecer as suas identidades e os seus patrimónios territoriais e culturais. E se um dia um realizador, em vez de pegar na sua câmara para registar, a entregasse àqueles que tenciona filmar? E se, além de deixá-los filmar, lhes permitisse assistir ao material filmado? Primeiro, teria de garantir que os seus protagonistas estão ambientados com esse tipo de equipamento e dar-lhes formação e, depois, verificar que possuem formas de exibir os seus próprios vídeos.
Essa experiência foi levada a cabo pelo realizador Vincent Carelli com os índios nambiquara, no Brasil, na década de 90 do século passado. Diante do potencial que o instrumento apresentava, esta experiência foi sendo levada a outros grupos e gerando uma série de conteúdos em suporte audiovisual sobre como cada povo incorporava o vídeo de uma maneira particular. Este projeto, intitulado Vídeo nas Aldeias , permitiu criar um importante acervo de imagens sobre os povos indígenas no Brasil e produzir uma coleção de mais de 70 filmes, até ao momento.

Nesta sessão estão incluídos 2 filmes retirados do acervo deste projeto.

Sinopse

"Kinja Iakaha - Um Dia na Aldeia"

Seis índios de diferentes aldeias Waimiri e Atroari, na Amazônia, registam o dia-a-dia de seus parentes da aldeia Cacau. Estes registos, sintetizados em Um Dia na Aldeia, nos transportam para a intimidade do quotidiano indígena com a sua interação intensa com a natureza.

Realização: Kabaha Waimiri, Sawá Waimiri, Iawysy Waimiri, Sanapyty Atroari, Wamé Atroari, Araduwá Waimiri
Duração: 40 minutos
Género: Documentário
Origem: Brasil
Classificação: M/6 anos
Ano: 2003


"Boa Viagem, Ibantu!"

A realidade indígena muitas vezes é diferente do que costumamos ver nos livros ou filmes.
Este filme apresenta impressões de quatro adolescentes que fizeram uma visita à reserva indígena dos Krahôs, em uma região de divisa entre Tocantins e Maranhão.
Eles tiveram a oportunidade de conviver com os índios, conversar com eles sobre os costumes e até serem batizados, ganhando um nome indígena durante o ritual.
É o 3º episódio da série Índios no Brasil, uma iniciativa da TV Escola, da Secretaria de
Educação à Distância e do Ministério da Educação, produzida pela ONG Vídeo nas Aldeias.

Realização: Vincent Carelli
Duração: 17 minutos
Género: Documentário
Origem: Brasil
Classificação: M/6 anos
Ano: 1999




CLOSE-UP - Observatório de Cinema de Famalicão: A Viagem

De 14 a 21 de outubro, em vários espaços da Casa das Artes, projetou-se o segundo episódio do CLOSE-UP - Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão, com 40 sessões de cinema contemporâneo e com trilhos pela história do Cinema (ver www.closeup.pt).
Nos dias 6 e 10 de março, apresentamos a segunda réplica do segundo episódio, com o mote da viagem a organizar um conjunto de cinco sessões.

Preços

  • Plateia - 2€

Descontos

  • Quadrilátero

Partilhar
Cartão Quadrilátero